Other Category

28 de ago. de 2011

Movimento separatista da Mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba




Movimento separatista da Mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.

O que vocês acham disso?

Antecedentes

A Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já fez parte de São Paulo, depois Goiás e atualmente pertence a Minas Gerais.
Em 1989, cria-se um projeto de lei reestruturando territórios e criando novos estados no Brasil, a exemplos de Tocantins, que foi aprovado.
A constituição de 1988 concede o direito de realização de plebiscito, para que a população dos Estados e territórios federais se manifeste sobre a sua incorporação, subdivisão ou desmembramento, para anexarem-se ou formarem novas unidades federadas.



Em 1989, o projeto que então criava o Estado do Triângulo não passou em suas últimas tramitações.

Movimento na atualidade

Em 2008 o assunto "volta a tona" com o então Deputado Federal Elismar Prado.
O político, através de Decreto Legislativo sugere a realização de plebiscito na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba sobre a criação de uma nova unidade federada.

Apresentamos, dessa forma, o presente projeto de decreto legislativo, sugerindo a realização de plebiscito com a população diretamente interessada, sobre a criação do Estado do Triângulo, pelo desmembramento de 66 (sessenta e seis) municípios de Minas Gerais, mencionados no artigo 1º da proposição.
O Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (que são duas regiões de planejamento pela segmentação adotada pelo Estado, formam uma única mesorregião segundo a delimitação oficial do IBGE), abrigam mais de 2 milhões de habitantes, que correspondem a 11% de sua população. Ainda é responsável pela produção de 16,3% do Produto Interno Bruto – PIB mineiro.
Da Agência Câmara A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou na quarta-feira (17) o Projeto de Decreto Legislativo 570/08, do deputado Elismar Prado (PT-MG), que prevê a realização de plebiscito em 66 municípios mineiros para decidir sobre a criação do estado do Triângulo.

1 comentários:

Eu Paulo Franco e meu amigo Paulinho estamos trabalhando para promover esse movimento separatista e com certeza chegaremos lá...
Peço a todos que participem do Blog e do movimento dando a sua ideia e comentando o que acha dele, a sua critica é muito impotante.