Other Category

19 de out. de 2011

TRIANGULO "MINEIRO" POR PAULO FRANCO




HISTORIA DO TRIANGULO "MINEIRO"


Em 1722, partiu de São Paulo uma expedição com destino a Goiás. Os bandeirantes "cortaram" a região e abriram a estrada do Anhanguera, ligando São Paulo ao Planalto Central. A região era conhecida como Sertão da Farinha Podre, e era ocupada pelos índios Caiapós. A escassez de ouro e de diamante no campo das vertentes e na central mineira fez com que os mineiros se dirigissem para essa região, que até o ano de 1748 pertencia à capitania de São Paulo. A partir de 1748, o Sertão da Farinha Podre foi anexado à capitania de Goiás, e recebeu o nome de Julgado do Desemboque. Só a partir de 1816 que a região foi anexada a Minas Gerais. Uberaba, fundada em 1836, teve um papel importante na história da região, e é o município mais antigo do Triângulo Mineiro.

Sítios Paleontológicos

Dinoprata

Na região do Triângulo Mineiro localizam-se dois importantes sítios paleontológicos nos municípios de Prata, e Uberaba (distrito de Peirópolis). No município de Prata, foram descobertos fósseis do maior dinossauro encontrado no Brasil, que viveu há mais de oitenta milhões de anos na região da Serra da Boa Vista, distante cerca de quarenta quilômetros daquela localidade, cujo nome científico foi denominado de Maxakalisaurus topai, e após votação popular passou a ser chamado de Dinoprata, valendo destacar que a réplica do titanossauro (montada em resina), com cerca de treze metros de comprimento, está exposta no Museu Nacional no Rio de Janeiro, desde 28 de agosto de 2006, quando foi apresentada à comunidade científica do Brasil e do Mundo, pelo líder das pesquisas, o professor e paleontólogo Alexander Kellner.

Economia

O Triângulo Mineiro é uma das regiões mais ricas do estado, com a economia voltada a distribuição. As principais indústrias ali instaladas relacionam-se aos setores de processamento de alimentos e de madeira, de açúcar e álcool, fumo e de fertilizantes. Nos últimos anos o Triângulo Mineiro é a região que mais tem recebido investimentos e mais empregos tem gerado.

Uberlândia possui o Porto Seco do Cerrado, com infra-estrutura para atender importadores e exportadores. O porto permite que o recolhimento dos custos fiscais de importação seja feito apenas no momento de sua efetiva retirada do local. Já Uberaba tem um porto seco denominado de Porto Seco do Vale do Rio Grande que recebe containers para importações e exportações de produtos. De acordo com um novo projeto a cidade pode adquirir uma alta infra-estrutura para que seu porto seco possa ser o sexto maior do Brasil, tendo como a empresa em destaque no porto seco a Hamburg Süd.

A partir de 2009, Uberlândia passou receber remessas de produtos produzidos na zona franca de Manaus para estocagem em armazém geral e em 2011 Uberaba passará a receber boa parte desses produtos.

Uberaba assim como Uberlândia possuem não só como os 2 principais aeroportos da região do Triângulo Mineiro, mas também um dos principais aeroportos do Brasil.

A região é marcada por eventos de grande importância nacional como a Expozebu em Uberaba, a Feniub em Uberlândia e a EXPOPEC e Carnaval em Ituiutaba, a Feira e Exposição agropecuária anual, que tem abrangência nacional, e acontece no mês de aniversário da cidade, Setembro.

Tem como destaque na indústria as cidades de Uberaba e Uberlândia

Esportes

As cidades que mais se destacam no lado esportivo são as cidades de Uberlândia e Uberaba. Uberlândia possui um complexo esportivo formado por um estádio, ginásio e um parque, o Parque do Sábia. O estádio João Havelange foi inaugurado em 1982 com um jogo entre Brasil e Irlanda, atualmente o estádio tem capacidade para 55.400 pessoas. Uberaba tem o estádio Uberabão o qual passa por reformas e segundo um projeto receberá uma cobertura sobre as arquibancadas. O estádio depois das reformas terá capacidade para 34.000 torcedores. Em 2010 com as reformas do Mineirão para a Copa de 2014, que será realizada no Brasil, a cidade de Uberlândia recebeu jogos do Cruzeiro Esporte Clube pelo Brasileirão Série A. As duas cidades planejam hospedar seleções para treinar em seus estádios em 2014. Em 2011 o Cruzeiro mandará seus jogos pela Libertadores no Parque do Sábia, isso se deve á Arena do Jacaré não ter uma capacidade mínima exigida.
Pólos tecnológicos

O Triângulo Mineiro tem grandes tendências tecnológicas. O município de Uberaba é pólo em genética de bovinocultura de corte e de bubalinocultura. Frutal é pólo em excelência de recursos hídricos. Existe apenas 20 pólos no mundo. Existe ainda o IFET (Antigo CEFET) que está implantado em Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.
Efeito etanol

O Triângulo Mineiro e parte do Estado de Mato Grosso do Sul receberão 89 novas usinas que serão construídas até 2012, um investimento estimado em 15 bilhões de reais. As usinas serão responsáveis pelo crescimento das cidades, como na geração de empregos e no mercado de ações. As principais usinas ficaram situadas na cidade de Uberaba.
O município de Santa Vitória, no pontal do Triângulo, terá o maior pólo alcoolquímico do mundo, com investimentos superiores a 2,5 bilhões de reais.

PIB

PIB de 25.389.280.000,00 reais (IBGE/2006)
PIB per capita de 17.799,65 reais (IBGE/2006)
Infraestrutura

Aérea

O Triângulo Mineiro possui apenas dois aeroportos administrados pela INFRAERO, o de Uberaba (capacidade de 200 mil passageiros por ano) e de Uberlândia (capacidade de 550 mil passageiros por ano).

Até o ano de 2011, o aeroporto de Uberlândia terá a sua capacidade aumentada para 1,4 milhão de passageiros por ano, ainda será instalado um terminal de cargas para atender as remessas de produtos industrializados da zona franca de Manaus.

O aeroporto de Frutal e de Iturama, administrados pelo governo de Minas Gerais, foram ampliados e melhorados com investimentos superiores a 3,5 milhões de reais. O aeroporto de Ituiutaba também recebeu investimentos do estado, e já faz vôos com aviões de pequeno porte, recebendo inclusive, autorização da ANAC para voos regulares de aviões de médio porte. Também há aviões particulares, os donos usam a pista para fazerem seus vôos...
Hidroviária

O Triângulo Mineiro possui dois grandes rios navegáveis, os rios Grande e Paranaíba. O governo do estado de Minas Gerais está promovendo o desenvolvimento do sistema hidroviário nesses rios. Os principais portos da região são o de Santa Vitória e de Iturama.

Comunicação

O Triângulo Mineiro é referência nacional em qualidade nos serviços de telecomunicações. Possui a cobertura de várias operadoras de telefonia móvel. Todos os municípios possuem pelo menos uma operadora atuante. As mais importantes são: Vivo, Oi, Tim, Claro, CTBC e Nextel. A operadora Vivo ganhou, recentemente, o direito de cobrir com seus serviços de telefonia e transmissão de dados a região do Triângulo Mineiro (código 34).

Logística

O Triângulo Mineiro recebeu investimentos para a pavimentação e restauração das rodovias, melhorias nos aeroportos e construção de portos.[14] O comércio atacadista se destaca na região e é referência nacional. Das 20 maiores empresas atacadistas distribuidoras do Brasil, 10 estão localizadas aqui. O Triângulo representa cerca de um terço do setor atacadista de todo o Brasil.[15]
Centro de desenvolvimento genético

Uberaba possui o maior centro de desenvolvimento genético do triângulo, Minas Gerais e o 2° maior do Brasil. O Centro de desenvolvimento genético de gado Zebu,é um dos mais modernos laboratórios para transferência de embriões e inseminação artificial do Brasil.Possui área de 6.680 m quadrados de área construída,foi construído na forma do Palácio de Jae Phur da Índia,em homenagem aos pioneiros de Zebu.
Características geográficas

Clima

Possui clima tropical de altitude, com temperaturas médias entre 17°C e 23°C e amplitude térmica anual entre 7°C e 9°C. O comportamento pluviométrico é igual ao do clima tropical, caracterizando-se por um inverno seco e frio com baixa intensidade pluviométrica e verão quente e chuvoso.

Relevo

O relevo é formado por planaltos, serras e chapadas.

Área

Área de 53.719 km²

UBERLÂNDIA

.
UBERABA

.

0 comentários: